Rede de lavanderias passa a usar sacolas biodegradáveis
Objetivo da empresa é retirar 200 toneladas por ano de lixo plástico do meio ambiente
A poluição plástica pode reduzir em 80% até 2040 se os países e as empresas fizerem mudanças nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes.
Os dados são do novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado em maior deste ano.
O documento aponta três mudanças no mercado: reutilizar, reciclar e diversificar os produtos. Na linha da diversificação, uma rede de lavanderias vai substituir, nas 530 lojas pelo Brasil, a sacola plástica comum por alternativa 100% biodegradável.
Instalada na CIC, em Curitiba, a Earth Renewable Technologies (ERT) é primeira indústria do país a produzir plásticos a partir de polímeros biodegradáveis.
O responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios da empresa, Paulo Affonso, explica como o plástico biodegradável contribui para o meio ambiente.
A proposta da rede de lavanderias 5àsec é substituir todos os plásticos de fonte fóssil por biodegradáveis para retirar até 200 toneladas por ano de lixo plástico do meio ambiente.