NacionalEconomia

Redução do ICMS torna estados inviáveis, diz Fazenda

Secretário estadual da Fazenda diz que projeto de redução do ICMS é eleitoreiro e ineficaz

 Redução do ICMS torna estados inviáveis, diz Fazenda

Foto: SINDAFEP

O secretário estadual da Fazenda afirma que projeto que corta as alíquotas do ICMS inviabiliza a operação financeira de estados e municípios. A proposta está em tramitação no Congresso Nacional. Durante a prestação de contas no Legislativo, Renê Garcia Junior alertou para o risco de os cofres estaduais ficarem no negativo no primeiro semestre do ano que vem.

O chefe da pasta fez duras críticas ao projeto, que considera eleitoreiro e ineficaz:

Renê Garcia Junior avalia que reduzir as alíquotas do ICMS traz um benefício muito pequeno comparado ao rombo que causaria nas contas públicas. O secretário alerta que a medida pode alterar permanentemente o cálculo do imposto, que é a principal fonte de arrecadação dos estados:

O Governo do Paraná afirma que a redução nas alíquotas do ICMS causará um rombo estimado em mais seis bilhões e trezentos milhões de reais. O projeto reduz o imposto estadual sobre combustíveis, transporte, energia e telecomunicações. A proposta estabelece um teto de 17% para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O tributo é a principal fonte de arrecadação dos cofres estaduais.

Só com o combustível, as perdas seriam superiores a dois bilhões de reais. A alíquota que incide sobre a categoria é de 29% e está congelada desde 2015.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Mais de 67 mil vagas são oferecidas neste semestre, segundo o MEC