Reduzir limite de velocidade nas ruas melhora o fluxo do trânsito, aponta pesquisa

 Reduzir limite de velocidade nas ruas melhora o fluxo do trânsito, aponta pesquisa

Foto: Foto: Luiz Costa/SMCS – arquivo

Foto: Foto: Luiz Costa/SMCS – arquivo

Uma pesquisa realizada na PUC Paraná mostra que reduzir o limite de velocidade nas ruas melhora o fluxo do trânsito nos centros urbanos. Uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs que as cidades adotassem limites máximos de 50 km/h nas áreas urbanas.

Depois disso, várias cidades do mundo criaram iniciativas para reduzir a velocidade de determinadas ruas. Em Curitiba a chamada Área Calma, foi criada em 2015 e limitou o limite de velocidade em 40 km/h na região central da cidade.

Segundo o autor da pesquisa, Sergio Henrique Rodrigues Mota, a redução da velocidade não é prejudicial ao escoamento do tráfego.

Muita gente ainda não se acostumou com esse tipo de mudança. Somente em 2018 foram 106 mil multas por excesso de velocidade na Área Calma de Curitiba. A maioria delas é de pessoas que circulou em velocidade até 20% a mais do que o permitido.

Mas a redução da velocidade não é o único fator a ser pensado para melhorar o trânsito. Existem outros problemas como a falta de sincronização dos semáforos.

O uso de tecnologia da informação e de aplicativos de geolocalização também pode ajudar a melhorar o trânsito nas grandes cidades. A pesquisa mostra que a utilização de semáforos inteligentes também pode ser um fator importante que poderia ser implementado.

A pesquisa foi realizada em Curitiba, analisou dados da rua 23 de maio, em São Paulo, e é resultado da dissertação de mestrado “Redução de velocidade no trânsito urbano no contexto da cidade digital estratégica”.

O link da pesquisa é:
http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=338057&_ga=2.196584236.1004005023.1551453707-1519030261.1544804900

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem