Região Sul sugere projetos para a popularização da ciência
Sugestões foram discutidas na 5ª Conferência Regional Sul, que foi realizada na última semana
A região Sul definiu mais de 50 propostas para fazerem parte da estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. As sugestões foram discutidas na 5ª Conferência Regional Sul, que foi realizada na última semana, nos dias 25 e 26 de abril, em Curitiba.
Entre as sugestões está o investimento voltado para projetos de popularização e divulgação da ciência. Outra proposta é a criação de um sistema de gestão de informações que ofereça dados sobre as principais habilidades de cada região do Brasil.
O objetivo desta sugestão é reduzir as diferenças regionais, garantir a permanência de talentos profissionais no país e otimizar o uso de recursos públicos. As conferências estaduais do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, junto com a conferência regional Sul, reuniram aproximadamente três mil participantes.
As conferências estaduais da região elencaram 220 propostas, sendo 150 sugestões dos paranaenses, 40 sugestões gaúchas e 30 sugestões catarinenses. Na regional Sul, foram debatidas propostas de curto, médio e longo prazo e foram definidas ao todo 58 recomendações.
Agora essas propostas irão para a Conferência Nacional, que acontece em junho em Brasília e tem o objetivo de definir as estratégias que serão tomadas no Brasil até 2030.
Informações: Brenda Niewiorowski