Regionais de saúde do Paraná recebem nesta quinta-feira (18) novo lote de vacinas CoronaVac

 Regionais de saúde do Paraná recebem nesta quinta-feira (18) novo lote de vacinas CoronaVac

Foto: Américo Antonio /SESA

novo-lote-vacina
Foto: Américo Antonio /SESA

129 mil e duzentas doses da CoronaVac são distribuídas hoje (18) pelo governo do Paraná às regionais da saúde do interior. O lote do imunizante contra a Covid-19 produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan corresponde à metade das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (16).

As doses estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná, em Curitiba e deverão ser entregues às unidades regionais via transporte terrestre. Com o novo lote, a secretaria estadual segue com a vacinação de dois grupos prioritários. São 106.930 doses destinadas a idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 22.270 imunizantes para os profissionais da saúde que ainda não receberam as vacinas.

O aposentado José Carlos de Resende tem 76 anos e deve ser vacinado amanhã, em Curitiba. A expectativa é grande – ele espera por esse dia há bastante tempo.

A outra metade do novo lote de imunizantes vai permanecer armazenada no Cemepar para garantir a segunda aplicação. A orientação das farmacêuticas é de garantir um intervalo de 15 a 28 dias entre as aplicações para a total eficácia na imunização. O direcionamento das doses segue o volume de pessoas dos grupos prioritários de cada regional. Proporcionalmente, a regional metropolitana, que engloba Curitiba, recebeu 33.400 doses.

Em seguida vem Londrina, com 11.130 e Maringá, com 9.820 doses. Mesmo com o ritmo lento registrado até agora na campanha de vacinação, o governo do Estado mantém a meta de atingir a marca de 4 milhões de imunizados contra a Covid-19 até o mês de maio.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos