Regionais de Saúde do Paraná retomam trabalho de distribuição do primeiro lote de vacinas

 Regionais de Saúde do Paraná retomam trabalho de distribuição do primeiro lote de vacinas

Foto: Divulgação/Instituto Butantan

coronavac
Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Quatro regionais de Saúde do Paraná retomaram hoje o trabalho de distribuição do primeiro lote de vacinas contra a covid-19. O mau tempo, ontem (19), prejudicou a logística principalmente nas regiões oeste e noroeste, afetando as regionais de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Paranavaí. Até a noite desta segunda-feira (19), as primeiras doses da CoronaVac já haviam sido entregues para 192 dos 399 municípios do Estado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, está prevista a distribuição para todas as cidades até o final do dia. A partir do momento em que as vacinas são entregues, cabe às secretarias municipais de Saúde coordenar e executar a campanha, conforme prevê o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Para a entrega das doses, foi montada uma força-tarefa, que incluiu três aeronaves, helicópteros e uma frota de caminhões. O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Metade deste lote foi distribuído para a primeira aplicação nos profissionais da saúde, indígenas, residentes ou trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos, além de pessoas com deficiências severas.

A outra metade será encaminhada daqui a três semanas, que é o intervalo estabelecido para a aplicação da dose de reforço. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

Segundo o Plano Estadual de Vacinação, na sequência dos grupos prioritários que devem ser imunizados estão os idosos com 80 anos ou mais, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que têm idade variando entre 60 e 64 anos.

Ainda conforme a Sesa, com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordem por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio deste ano. Segundo o governo, a vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada durante todo o ano. A intenção é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos até o final de 2021.

Reportagem: Angelo Sfair e Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos