Regionais de Saúde recebem novos lotes de vacinas contra covid-19

 Regionais de Saúde recebem novos lotes de vacinas contra covid-19

Foto: divulgação/Aen

Das 146 mil doses de vacina encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde distribui 67 mil unidades às regionais de saúde.

O transporte começou nesta quarta-feira (3), no mesmo dia em que a aeronave que trouxe os imunizantes pousou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba. O governo do Paraná deu prioridade à região de Cascavel, a mais afetada pela crise sanitária. O município recebeu um lote com 8.760 vacinas, das quais 7.360 fazem parte de uma remessa extra encaminhada pelo Ministério da Saúde em caráter emergencial.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o montante distribuído às regionais corresponde a 46% do total de vacinas recebidas nesta semana. Pouco mais de 73 mil doses ficarão armazenadas no Cemepar, o Centro de Medicamentos do Paraná, em Curitiba, aguardando o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose, que varia de 15 a 28 dias, a depender da orientação do fabricante. Além disso, o Estado reservou pouco mais de 6 mil vacinas para trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19.

Desde o início da Campanha Nacional de Imunização, o Paraná recebeu apenas 853 mil vacinas dividias em cinco remessas. O Ministério da Saúde repassou 189 mil doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, enquanto o restante corresponde a doses da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A previsão inicial da Secretaria de Estado da Saúde era vacinar cerca de 4 milhões de paranaenses até maio, o que só será possível caso o governo federal agilize a compra e a distribuição dos imunizantes.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos