Reitor da UFPR afirma que universidades e institutos federais podem parar a partir de agosto

 Reitor da UFPR afirma que universidades e institutos federais podem parar a partir de agosto

(Foto: divulgação/ UFPR)

Foto: Dálie Felberg/Alep

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou nesta segunda-feira (20) que o contingenciamento de gastos proposto pelo Governo Federal para a educação pode comprometer o funcionamento das instituições paranaenses a partir do mês de agosto. Ele falou em nome de quatro instituições federais – UFPR, Universidade Tecnológica do Paraná, Instituto Federal do Paraná e Universidade Federal da Integração Latino-Americana, se referindo ao bloqueio de 30% que vai atingir o ensino público superior.

O reitor ainda reforçou que o número de alunos na UFPR cresceu nos últimos três anos, mas o orçamento da instituição decresceu no mesmo período. Durante sessão na Assembleia Legislativa, Ricardo Fonseca ainda comentou que caso a determinação de contingenciamento feita pelo Governo Federal persista, as pesquisas da área de ciência e tecnologia também ficarão comprometidas. De acordo com ele, boa parte da produção científica brasileira está nas universidades públicas. Atualmente, as Instituições Federais de Ensino do Paraná atendem mais de 100 mil estudantes.

A UFPR e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) atendem 33 mil alunos cada uma; a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) atende seis mil estudantes e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) conta com pouco amis de 20 mil alunos em cursos presenciais e dez mil estudantes que fazem cursos à distância. As informações foram repassadas durante um pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná.

Ao final da sessão, um requerimento assinado por 27 parlamentares foi aprovado e deve ser enviado ao presidente da República, Jair Bolsonaro e ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub. No documento, os deputados pedem que o Governo Federal reveja a decisão sobre o contingenciamento de verbas para universidades e institutos federais.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem