Reitoria da UFPR nega denúncias em convênios com a Petrobras e o Dnit

UFPRAs recentes denúncias envolvendo a Universidade Federal do Paraná em convênios com a Petrobras e o Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, foram negadas pela reitoria da instituição. Uma série de reportagens apontou que a UFPR teria firmado contratos que chegam a 74 milhões de reais em sete anos, de cooperação técnica para, segundo as denúncias, driblar licitações com os órgãos estatais. Quarta (15), a tarde, o reitor Zaki Akel Sobrinho negou qualquer irregularidade nos contratos.

As denúncias apontam que mais da metade do dinheiro foi destinada para subcontratar empresas e pessoas de fora da universidade, e que mais de quatro milhões e meio de reais foram distribuídos em bolsas para 18 professores. O Ministério da Educação e a Controladoria Geral da União já pediram explicações sobre os convênios.

Durante a entrevista coletiva que explicou as denúncias, o reitor Zaki Akel Sobrinho também ressaltou que todas as contas dos convênios estão publicadas na internet, para consulta pública. Afirmou, ainda, que todos os projetos passam por uma série de análises antes de serem pesquisados.

A Universidade Federal do Paraná diz não ter constatado nenhuma ilegalidade nas denúncias, e que não vai abrir qualquer procedimento. A série de reportagens foi publicada desde domingo em cinco jornais de circulação nacional: O Estado de S. Paulo, O Globo, Gazeta do Povo, Zero Hora e Diário Catarinense.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem