Representantes de empresários são contra feriados nos dias de jogos da Copa em Curitiba

Foto: Andressa Katriny/CMC
Foto: Andressa Katriny/CMC

Dificilmente Curitiba deve ter feriado nos dias de jogos da Copa do Mundo na capital paranaense. A afirmação é do presidente da comissão da Copa na câmara, vereador Paulo Rink (PPS). Hoje houve uma audiência pública e a maioria das entidades se mostrou contrária ao feriado. Mas segundo o vereador, uma opção que ainda é viável é a do ponto facultativo.

Quem se posicionou de forma favorável ao feriado foi a Guarda Municipal. 200 homens da guarda devem fazer a segurança ao redor da Arena da Baixada nos dias de jogo e 100 homens devem ficar na Fun Fest. Segundo o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho, o feriado facilitaria o funcionamento do esquema de segurança que foi montado.

Já a Associação Comercial do Paraná desde o começo das discussões sobre o assunto se mostrou contrária a criação do feriado em dias de jogo. Para o vice-presidente da ACP, José Eduardo Sarmento, o feriado causaria prejuízos de pelo menos 160 milhões de reais por dia.

A Associação de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrabar) propôs uma solução intermediária, com dois dias de feriado e dois dias de ponto facultativo. É o que explica o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo.

A discussão se Curitiba deve ou não ter feriado em dias de jogo na capital começou no ano passado. Mas os vereadores preferiram esperar o sorteio das chaves das seleções, para depois decidir e o processo se arrastou até agora. Uma pesquisa também feita no ano passado mostrou que quase 88 por cento dos curitibanos são favoráveis aos feriados. Curitiba vai receber quatro jogos, mas em um deles já será feriado nacional, por causa de um jogo da Seleção Brasileira. Os jogos na capital paranaense são realizados nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho. A decisão dos vereadores sobre o feriado sai até o fim de março.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.