Representantes de instituições estaduais se reúnem com deputados para discutir “Lei Geral das Universidades”

 Representantes de instituições estaduais se reúnem com deputados para discutir “Lei Geral das Universidades”

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

Deputados estaduais estão antecipando debates a respeito de propostas que ainda não chegaram à Assembleia Legislativa, mas preocupam a comunidade universitária estadual. Integrantes da Frente Parlamentar pela Promoção e Defesa das Universidades Públicas estiveram reunidos pela primeira vez nesta terça-feira (18) para discutir medidas para evitar a precarização das instituições. O grupo teve a adesão de 16 deputados.

No primeiro encontro, eles discutiram o contingenciamento de recursos por meio da Desvinculação de Receitas dos Estados e Municípios (DREM), que retém 30% do que é produzido nas instituições de ensino superior. Outro assunto em pauta foi o decreto de contratação por Processo Seletivo Seriado (PSS), que encerra em julho os contratos de professores temporários. Os deputados da Frente também vêm com preocupação um anteprojeto de lei que o Poder Executivo deve enviar em breve à Assembleia Legislativa em breve.

A proposta vem sendo chamada de “Lei Geral das Universidades” e estabelece metas para o ensino superior do estado. A proposta tem sido criticada por ameaçar principalmente projetos de extensão e pesquisa nas instituições de ensino superior. Reitores das sete universidades estaduais do Paraná devem apresentar no dia 15 de julho uma contraproposta ao projeto do Executivo. O governo quer estabelecer parâmetros para definir quanto cada instituição vai receber dos cofres estaduais.

O projeto foi mencionado pela primeira vez pelo governador Ratinho Júnior no mês passado. Ele citou critérios de transparência, meritocracia e gestão para definir como liberaria verbas às universidades. A medida preocupa dirigentes das instituições de ensino, que se mobilizaram contra possíveis cortes de recursos. Os reitores argumentam que as universidades estaduais são fundamentais para promover o desenvolvimento regional do Paraná e que cada centavo investido nas universidades gera retorno na economia do estado.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News FM

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem