NacionalEconomia

Restituição do IR será paga primeiro para declarações até 10/05

Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber via Pix estão no grupo prioritário

 Restituição do IR será paga primeiro para declarações até 10/05

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Restituição do Imposto de Renda será paga primeiro a quem enviar a declaração até 10 de maio. A data vale inicialmente para grupos prioritários, mas os contribuintes que não fazem parte da lista também podem receber o dinheiro nesta leva, se entregarem a declaração com antecedência.

Veja mais:

Fazem parte do grupo prioritário idosos, pessoas com doenças graves, pessoas com deficiência, e professores. Mas, este ano a novidade está na inclusão dos contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix neste grupo.

A Receita Federal costuma fechar os lotes de pagamento até o dia 10 do mês referente à restituição, para ter tempo de organizar e encaminhar as informações aos bancos responsáveis pelos depósitos. Não são todos os contribuintes que recebem a restituição. Tem imposto a restituir quem, depois de todos os ajustes entre receitas e despesas, teve retenção na fonte maior do que o imposto devido.

O cálculo é feito automaticamente pelo programa da Receita. O valor da restituição é corrigido pela taxa Selic (que atualmente está em 13,75% ao ano). A correção começa a partir do mês de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.

Informação: Francine Lopes

Avatar

Giovanna Retcheski

Mega-Sena tem prêmio estimado em R$3 milhões

Mega-Sena tem prêmio estimado em R$3 milhões

As apostas podem ser feitas até às 19h deste sábado

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022