Rio Branco do Sul decreta calamidade pública e alerta para risco de deslizamentos de terra

 Rio Branco do Sul decreta calamidade pública e alerta para risco de deslizamentos de terra

(Foto: divulgação/Prefeitura de Rio Branco do Sul)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Rio Branco do Sul)

O município de Rio Branco do Sul, na região de Curitiba, decretou situação de calamidade pública na noite desta sexta (31) por causa das chuvas que atingiram a cidade desde quinta (30). As autoridades estão em alerta para o risco de deslizamentos de terra. Depois do temporal de granizo da madrugada de quinta, agora são as encostas que preocupam os moradores.

Segundo o geólogo da prefeitura de Rio Branco do Sul, Rodrigo Arquimedes Faria, 70% da área urbana da cidade está em área de encosta.

A Defesa Civil do município está monitorando as áreas de risco de forma preventiva, e retirando as famílias das casas em que há risco real de deslizamentos, segundo o coordenador da Proteção e Defesa Civil, Eduardo Bonfim. Como o solo está muito encharcado, a ideia é evitar acidentes.

Na sexta pela manhã, a Rodovia dos Minérios chegou a ficar totalmente bloqueada por causa de um desmoronamento. Bonfim conta que foram cerca de duas horas e meia de trabalho até que a estrada fosse novamente liberada para o tráfego, por volta das oito horas da manhã. Ele alerta para o risco de novos deslizamentos e pede a atenção do motorista.

Quem quiser fazer doações em prol dos moradores de Rio Branco do Sul pode entregá-las diretamente na Secretaria de Assistência Social da cidade, na rua Horacy Santos, 222, no Centro, ou fazê-las por meio da Provopar.

Reportagem: Estelita Carazzai/Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.