CuritibaGeral

Saiba quem foi Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba

Margarita Sansone morreu nesta terça-feira, aos 79 anos

 Saiba quem foi Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba

Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Margarita Elizabeth Pericás Sansone, nascida em sete de junho de 1945, em Curitiba, foi pioneira em diversas áreas e deixa importantes legados. Muito dedicada às causas humanitárias e sociais, foi ela quem criou o primeiro restaurante popular do Brasil, em 1993.

Veja mais:

A inauguração ocorreu durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba. Margarita e Rafael Greca se conheceram em 1978. Os dois se casaram em 1991 e não tiveram filhos. Em 1993, a primeira-dama também criou a Fundação de Ação Social (FAS). Como presidente da instituição, lançou importantes programas como o FAS Trabalho, Liceu e Linhas de Ofício e Casa de Acolhida e do Regresso.

Também foi responsável pela implementação de programas como o Vale Vovó, Vale Creche, Carrinheiro Cidadão e Fazenda Solidariedade, voltado para a recuperação de dependentes químicos. Outro importante feito foi a fundação da primeira instituição do Brasil para acolhimento de mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica, a Pousada Maria. O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) também foi obra da primeira-dama.

A dedicação e os feitos na área social renderam a ela, em 1996, o “World Habitat Award”, da Fundação de Habitação e Construção da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades. Margarita Sansone atuou ainda como presidente da Fundação Cultural, assessora da Casa Civil do Governo do Paraná e do Museu Oscar Niemeyer (MON). Dona de um currículo de peso, se graduou em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em jornalismo.

Estudou arqueologia e história da arte em Roma, na Escola Dante Alighieri. Foi professora de Língua e Literatura Francesa. Falava inglês, espanhol, francês, italiano e catalão. Bastante atuante também na área cultural, a escritora e poetisa, contribuiu para a criação e inauguração da Cinemateca, Casa da Memória e Memorial Paranista. Em 2019, inaugurou o Cine Passeio. Atualmente, atuava como consultora estratégica voluntária da Prefeitura de Curitiba. Margarita morreu nesta terça-feira, aos 79 anos. 

Informações: Vanessa Fontanella

Avatar

Mariana Godoi

Curitiba registra 78 novos casos de dengue

Curitiba registra 78 novos casos de dengue

No total, a capital paranaense acumula 17.266 contaminações em 2024

Caetano e Bethânia chegam ao palco da Pedreira

Caetano e Bethânia chegam ao palco da Pedreira

Apresentação única acontece neste sábado (21)

Músico de Eric Clapton faz show no Hard Rock Cafe

Músico de Eric Clapton faz show no Hard Rock Cafe

Tim Carmon se apresenta na segunda-feira no espaço