Paraná

PR não tem paciente internado por Covid-19 no SUS

Estado completa quatro dias consecutivos sem mortes pela doença

 PR não tem paciente internado por Covid-19 no SUS

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Pela primeira vez, desde o início da pandemia do coronavírus, o Paraná não tem pacientes internados por Covid-19 na rede pública de saúde. O mapeamento é da Regulação Estadual de Leitos da Secretaria, divulgado nesta quarta-feira (19). Esse cenário inclui os registros da Central de Acesso à Regulação do Paraná e da Central de Leitos Metropolitana de Curitiba.

“Perdemos muitos paranaenses para a Covid-19, são muitas famílias devastadas pela doença, algo que infelizmente não temos como reverter. Em nome de todas elas, este é o dia que aguardamos por mais de dois anos”, diz o governador Ratinho Junior. “Fizemos grandes investimentos em equipamentos, insumos, uma ampliação histórica de leitos na Rede SUS Estadual e estabelecemos uma logística de distribuição de imunizantes que colocou a vacina no braço do paranaense da forma mais rápida possível. Foram muitos esforços até chegarmos a este novo cenário. É uma grande vitória para todos nós”, ressaltou.

Em junho do ano passado, o Paraná chegou a registrar 100% de ocupação em quatro mil e 900 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, além da superlotação em Unidades de Pronto Atendimento e hospitais de pequeno porte. Para custeio dessas unidades, o Governo do Estado investiu mais de R$ 980 milhões entre contratos com hospitais universitários, unidades próprias e rede privada.

“Agora, parte destes leitos retornaram para o atendimento geral e eletivo, e estão sendo utilizados no Opera Paraná, o maior programa de cirurgias eletivas do Estado”, acrescentou o secretário estadual da saúde, Beto Preto. “Só conseguimos esse feito graças à vacinação e à adesão dos paranaenses. Porém, é de extrema importância que continuemos vigilantes e dando continuidade à imunização, que todos coloquem em dia as doses de reforço”, disse.

Ainda segundo a Regulação Estadual de Leitos, o Paraná possui 320 pacientes internados com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Dentre os pacientes, 235 estão em leitos de enfermaria, 75 em leitos de UTI, nove em leitos cirúrgicos e um em leito de psiquiatria geral. Caso suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave envolve pessoas com quadro respiratório, geralmente com febre, evoluindo para sinais de desconforto respiratório e diminuição da saturação de oxigênio, com algum grau de comprometimento pulmonar. As causas podem ser vírus respiratórios, entre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.

Os tipos de vírus e bactérias que levam à Síndrome Respiratória Aguda Grave variam de acordo com a época do ano. Frequentemente, é um quadro que implica a necessidade de internação, muitas vezes em UTI, dependendo do grau de comprometimento. Os internamentos costumam estar acompanhados a outras doenças e comorbidades.

Além de ser o primeiro dia sem qualquer paciente internado, a Saúde destaca que é o quarto dia consecutivo sem mortes pela doença no Estado. 51 municípios não registram óbitos por Covid desde o ano passado, 212 não tiveram mortes no segundo semestre deste ano, 93 só tiveram óbitos entre julho e agosto e 43 registraram mortes nos últimos 50 dias.

Fonte: AEN

Avatar

Cleverson Bravo

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas