Secretaria Estadual da Saúde do Paraná adota medidas de prevenção e controle em frigoríficos

 Secretaria Estadual da Saúde do Paraná adota medidas de prevenção e controle em frigoríficos

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

normal_20190524_AGB_Agenda_Ubirata3
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Medidas de prevenção e controle da transmissão da covid-19, em indústrias de abate e processamento de carnes, foram estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná nesta semana. Existem aproximadamente 300 frigoríficos de diversos tamanhos e que empregam mais de 100 mil pessoas no Estado.

Entre as regras publicadas na Resolução está a obrigação de todas as indústrias instituírem um plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão do coronavírus. No plano devem constar ações a serem realizadas pelo Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e em Medicina do Trabalho em articulação com a Vigilância Epidemiológica do município em que a planta industrial está instalada.

O secretário estadual da saúde, Beto Preto, contou que o objetivo das medidas é aproximar as vigilâncias municipais das áreas de saúde do trabalhador, fortalecendo a rede de enfrentamento e salvando vidas.

No documento, também consta a indicação de cumprimento de normas do uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs); o afastamento dos trabalhadores durante a atividade laboral; e a conduta a ser cumprida quando ocorrerem suspeitas ou casos confirmados. Aos trabalhadores, a determinação é que use corretamente os equipamentos e avisem a chefia imediatamente caso apresente algum sintoma ou sinal compatível com a doença, para que o rastreamento e o bloqueio sejam mais efetivos.

O Centro Estadual de Saúde do Trabalhador já realizou diversas reuniões virtuais e monitora as indústrias de abate. Já foram feitas visitas em grandes plantas frigoríficas no Estado para auxiliar no mapeamento do risco e tomada de decisões para a construção de planos de contingência.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos