Sem a sanção do governador, presidente da Assembleia promulga reajuste do Legislativo, Judiciário, MP, Defensoria e TCE

 Sem a sanção do governador, presidente da Assembleia promulga reajuste do Legislativo, Judiciário, MP, Defensoria e TCE

Foto: Sandro Nascimento/ALEP

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, do PSDB, promulgou o reajuste dos servidores do Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Defensoria e Ministério Público do Paraná.

O documento foi assinado nesta quarta-feira (02), com a presença de dirigentes de sindicatos que representam as categorias. A correção foi aprovada pelos deputados no mês passado. O aumento é de 4,94% e corresponde a inflação no período de um ano, conforme o IPCA (o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Depois de aprovada na Assembleia, a correção seguiu para a análise do governador Ratinho Junior.

Como o chefe do executivo estadual não sancionou a proposta, o pedido de reajuste voltou para a Assembleia. O presidente do legislativo destacou que caberia a ele promulgar a decisão do plenário.

A reposição inclui os servidores ativos e inativos dos quadros efetivos e os cargos em comissão. O presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas, Wanderlei Wormsbecker, defendeu que o aumento é a garantia da independência entre os Poderes.

Durante a análise do aumento, no plenário, alguns deputados atacaram a falta de isonomia, por causa da concessão de reajuste apenas para algumas categorias do funcionalismo. Os servidores do executivo, por exemplo, reclamam de uma defasagem acumulada de 17% nos salários. O diretor do Sindicato dos Servidores do Judiciário, Leandro Fonseca, alega que o aumento apenas corrige a inflação.

No caso do executivo, a Assembleia aprovou uma correção de 5%. Um índice de 2% vai ser pago em janeiro e o restante vai ser dividido em duas parcelas, nos dois anos seguintes. No entanto, esse restante está condicionado ao aumento da arrecadação.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem