Sem vacinar por idade, Curitiba retoma imunização de grávidas e puérperas

 Sem vacinar por idade, Curitiba retoma imunização de grávidas e puérperas

Foto: Ari Dias/AEN

Curitiba retomou hoje (14) a aplicação da vacina contra a covid-19 em grávidas e puérperas. A aplicação acontece em todos os 17 pontos de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde havia suspendido a imunização deste grupo no início de maio, por orientação do Ministério da Saúde. A vacinação tem o aval das associações e da federação nacional de ginecologia e obstetrícia.

Todas as grávidas e puérperas com mais de 18 anos podem ser imunizadas. Basta apresentar a carteirinha de pré-natal (SUS ou particular) ou resultado positivo do exame de gravidez com o nome da paciente. Também é necessário levar um documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH, e um comprovante de endereço de Curitiba.

Também nesta segunda-feira (14) são vacinados professores e trabalhadores da Educação Básica de 38 anos ou mais. A campanha abrange profissionais da rede pública ou privada. São 10 pontos de vacinação para esse grupo, uma para cada distrito sanitário, e o profissional deve procurar o ponto mais próximo da escola onde trabalha. A informação também está disponível na plataforma Saúde Já, pelo site ou pelo aplicativo.

Na repescagem, hoje, são aceitas: pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos, idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham recebido a vacina, profissionais de Saúde com registro em conselho de classe, trabalhadores de drogarias e farmácias de manipulação e funcionários da Fundação de Ação Social (FAS).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba imunizou, até este final de semana, pouco mais de 600 mil pessoas com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. 

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos