Servidores iniciam curso de Libras em Guaratuba

(Foto: divulgação/Prefeitura de Guaratuba)

72 servidores do município de Guaratuba, no litoral do estado, devem ser formar nos próximos meses em Libras, a língua brasileira de sinais, para humanizar os atendimentos para as pessoas surdas nas redes de saúde e ensino. O curso faz parte do projeto “Libras para Todos” e tem três turmas em andamento.

A pedagoga e uma das coordenadoras do projeto,  Solange Kelhl, diz que os alunos estão motivados e a formação irá beneficiar a comunidade surda.

Solange explica que os professores auxiliam no atendimento geral da comunidade surda, mas não é suficiente para atender a demanda. Ela conta que a intenção é capacitar servidores de outros setores da prefeitura e a população interessada, para ampliar a oferta de atendimento.

Para a coordenadora da Atenção Primária em Saúde de Guaratuba, Aleyse  Fernandes, que também está se qualificando em Libras, os resultados na comunicação vão permitir  aos profissionais da Saúde explicar termos técnicos aos surdos por meio da língua de sinais. 

Aleyse conta que uma agente de saúde já conseguiu se comunicar com pacientes e diz que o curso ensina a todos e insere a comunidade surda na sociedade. 

Os profissionais da Saúde que estão fazendo o curso atuam como enfermeiros, técnicos, recepcionistas, agentes de saúde e assistentes sociais. O curso tem duração de 40 horas e as aulas são ministradas por instrutoras de Libras.

Reportagem: Fábio Kiil

(Foto: divulgação/Prefeitura de Guaratuba)