Servidores técnico-administrativos das universidades federais podem voltar ao trabalho

Servidores técnico-administrativos das universidades e institutos federais podem voltar ao trabalho a partir da próxima segunda-feira, depois de mais de dois meses de paralisação. Amanhã (terça) eles têm uma assembleia para discutir a proposta do governo federal. Na quinta está programada mais uma votação que pode colocar fim ao movimento. O governo ofereceu um reajuste salarial de 15,8% dividido em três parcelas em 2013, 2014 e 2015, além de mudanças na carreira e nas condições de trabalho. O aumento salarial está abaixo do que os servidores pediam, de 22,08%. Mesmo assim, um diretor do sindicato dos servidores Márcio Palmares afirma que os trabalhadores devem encerrar a greve.

Um dos setores mais afetados com a paralisação é o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, o TMO. O local funciona com apenas 50% da capacidade e pacientes que precisam passar por uma cirurgia são obrigados a esperar na fila, mesmo depois de terem encontrado um doador compatível. A diretora geral do hospital, Marilize Brandão, diz que o sindicato dos trabalhadores já apresentou três listas com nomes de servidores que podem ser remanejados para trabalhar no TMO, mas o problema continua e o prejuízo é grande.

Durante a paralisação, 52 mil consultas deixaram de ser feitas no HC e 26.800 exames foram desmarcados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2