Sesa e Ministério da Saúde iniciam investigação ampliada de casos da variante Delta em municípios do Paraná

 Sesa e Ministério da Saúde iniciam investigação ampliada de casos da variante Delta em municípios do Paraná
Foto: Sesa.

Os municípios paranaenses com casos confirmados da variante Delta do coronavírus passam a receber um trabalho de investigação ampliado com o objetivo de avaliar o cenário no estado. As equipes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e da Vigilância Epidemiológica inciaram os procedimentos neste sábado (10).

O Paraná tem sete casos confirmados por sequenciamento genômico realizado pela Fundação Oswaldo Cruz. Os diagnósticos são de Apucarana (4), Rolândia, (1), Mandaguari (1) e Francisco Beltrão (1). Até o momento, o Paraná não tem transmissão comunitária confirmada, de acordo com o governo.

As equipes de investigação montaram duas frentes de trabalho, uma está sediada em Francisco Beltrão e outra em Londrina, onde são investigados os casos relacionados a Rolândia, Mandaguari e Apucarana.

O secretário estadual da saúde, Beto Preto, garantiu que o Paraná está atento a vigilância de todas variantes.

Os investigadores do Ministério da Saúde pertencem ao Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSus). O primeiro boletim informativo sobre o inquérito é emitido após as primeiras 48 horas da investigação.

Durante o final de semana, as equipes fazem o detalhamento de cada situação, tentando expandir a investigação para novos possíveis contatos da rede de cada pessoa. As informações apresentadas são agrupadas pelos investigadores do Ministério e indicam o trabalho de campo, com entrevistas e pesquisas de rastreamento.

O EpiSus aplica a mesma metodologia de investigação para as duas frentes do inquérito e a primeira medida é uma busca minuciosa por pessoas que em algum momento, entre abril e junho, possam ter estabelecido qualquer tipo de contato com casos confirmados, mesmo que tenha sido mínimo, a partir de 15 minutos de proximidade.

Outro objetivo da investigação é detectar casos ativos da covid-19, independente da variante, para que a transmissão possa ser bloqueada.

Reportagem: Fernanda Scholze.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos