ParanáEconomia

Setor de Serviços cresce 12% no Paraná

Os setores que mais cresceram no período foram os de Serviços profissionais, administrativos e complementares

 Setor de Serviços cresce 12% no Paraná

Foto: José Fernando Ogura/ AEN

O setor de Serviços cresceu 12% em janeiro de 2023, no volume dessas atividades no Paraná, em relação ao mesmo período do ano passado. O setor de serviços abrange restaurantes, academias, salões de estética, imobiliárias e uma série de outras atividades.

Veja mais:

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também apontam que o aumento no setor foi de 3% em janeiro deste ano em comparação a dezembro de 2022. Com esses números, o Paraná lidera o setor na região Sul.

Além disso, o resultado é superior à média nacional, que apresentou queda de 3,1% no mês. Em receita, o crescimento foi de 22,7% em relação a janeiro do ano passado. Esse resultado nas receitas também foi o melhor da região Sul e o segundo melhor do Brasil, atrás apenas do estado do Tocantins.

Os setores que mais cresceram no período, com aumento de 34,6%, foram os de Serviços profissionais, administrativos e complementares, que compreendem agências de viagens, atividades de vigilância e serviços de escritório.

De acordo com o diretor de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, o crescimento do setor demonstra a retomada do poder aquisitivo dos paranaenses depois da fase mais aguda da pandemia da Covid-19.

O diretor de Pesquisa do Ipardes ainda explica que esse crescimento do setor faz parte do desempenho econômico previsto para 2023.

De dezembro a janeiro, o setor que apresentou queda no Paraná foi o de Turismo, com redução de 1,3% no período. Porém, na comparação de janeiro deste ano em relação a janeiro de 2022 o crescimento no setor foi de 13,8%.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Frederico Machado

Vacina contra a gripe está disponível para todos em Curitiba

Vacina contra a gripe está disponível para todos em Curitiba

População a partir de seis meses encontra as doses nas 108 Unidades de Saúde

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai no Paraná

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai no Paraná

Em abril, redução foi de 0,3%, de acordo com levantamento da CNC e Fecomércio-PR

Sol e calor persistem no Paraná nesta quinta

Sol e calor persistem no Paraná nesta quinta

Em Matinhos, máxima é de 34ºC. Tempo está quente para a época, afirma Simepar

Políticas públicas de turismo serão definidas com base em pesquisa

Políticas públicas de turismo serão definidas com base em pesquisa

Qualquer morador do estado pode contribuir com o formulário