ParanáGeral

Setor de serviços paranaense cresce 11,1% no primeiro trimestre

Índices que foram puxados principalmente pelos serviços profissionais, administrativos e complementares

 Setor de serviços paranaense cresce 11,1% no primeiro trimestre

Foto: Ari Dias/AEN

O setor de serviços está em alta e fechou o primeiro trimestre de 2023 com crescimento de 11,1%. Os dados divulgados hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são da Pesquisa Mensal de Serviços, que traz um comparativo em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja mais:

O resultado foi bem acima da média nacional, que teve um crescimento de 5,8% no período. Em janeiro a alta registrada no setor foi de 3,1%. Em fevereiro o crescimento foi de 0,7% e em março, de 1%. Índices que foram puxados principalmente pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançaram 21,5% no período. Destaque ainda para os segmentos dos transportes e correios (11,6%), serviços prestados às famílias (7,9%) e serviços de informação e comunicação (5%).

A única baixa foi em outros serviços, com queda de 2,2%. O professor de economia da PUC Paraná, Lucas Dezordi, considera que esse resultado representa uma recuperação da atividade econômica no estado e destaca a importância do agronegócio, com grande influência nos números registrados.

O levantamento mostra ainda que o setor de serviços paranaense teve o quinto mês seguido com resultado positivo. E a perspectiva é de que a economia do estado, com o bom desempenho dessa área, tenha um 2023 com crescimento superior ao previsto para a economia brasileira.

No acumulado do ano, entre abril de 2022 e março de 2023, o crescimento foi de 5,5% em relação ao acumulado dos 12 meses anteriores. Os segmentos que apresentaram melhor desempenho foram: serviços prestados às famílias (16,1%), seguido dos serviços profissionais, administrativos e complementares (12,9%) e dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,3%).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Giovanna Retcheski

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

A maior parte é para alimentadores de linha de produção, com 4.759 vagas

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Em 2023, foram mais de 23 mil litros doados, mas quantidade ainda é insuficiente

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Oportunidades exigem experiência. Inscrições são feitas pela internet