Simepar emite alerta para ventos de até 45 km/h

 Simepar emite alerta para ventos de até 45 km/h

Foto: Gilson Abreu/ AEN

ventos-fortes
Foto: Gilson Abreu/AEN

O Paraná pode registrar ventos de até 45 quilômetros por hora entre hoje (quinta) e amanhã (sexta). O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiu um alerta de ventos fortes no estado, especialmente entre as regiões Sudeste e Sudoeste. O aviso destaca a possibilidade de estragos em residências e quedas de árvores.

Ainda de acordo com o Simepar, as regiões Noroeste e Norte do Estado registraram nesta quarta-feira (19), respectivamente, ventos de aproximadamente 79 km/h e 75 km/h. O município de Cascavel, no Oeste do Estado, também foi atingido com ventos de 60 km/h. Os vendavais são provocados pelo deslocamento de uma massa de ar frio que atinge o Sul do Brasil e se aproxima do Paraná. A passagem da frente fria e o contraste de temperatura formam um gradiente forte de pressão.

Ainda de acordo com o Simepar, a frente fria não deve estacionar sobre o estado, por isso não há indícios de ventos fortes nos demais dias. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, seis municípios tiveram ocorrências de vendavais nesta quarta-feira (19): Bandeirantes, Barra do Jacaré, Bela Vista do Paraíso, Jacarezinho, Lobato, Santa Cruz de Monte Castelo. O município de Sertaneja registrou ocorrências de tornado.

179 atendimentos por queda de árvores foram registrados. As chuvas e ventos fortes desta semana foram causados por um ciclone extratropical que derrubou árvores e fez estragos em diversas cidades do Paraná. Em algumas regiões os ventos chegaram a 120 quilômetros por hora. O ciclone que atingiu o Paraná nesta semana afetou 14.392 pessoas de 70 municípios. Ao todo, 3.469 casas foram danificadas.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem