Especiais

Sistema para construção de casas populares desenvolvido na UEL recebe registro de patente

 Sistema para construção de casas populares desenvolvido na UEL recebe registro de patente

(Foto: divulgação/UEL)

(Foto: divulgação/UEL)

Um sistema construtivo para habitação popular desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu um registro de patente. O produto tem origem em um estudo realizado pela professora Berenice Carbonari, do Departamento de Construção Civil, e pelo arquiteto Reginaldo de Matos Manzano, que era aluno de mestrado e atualmente é doutor em Engenharia Civil. O processo para conseguir a patente tramitou por dez anos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial até ser concedido.

O Sistema Construtivo Leve de Alto Desempenho para Vedação Vertical é estruturada em princípios de economia e sustentabilidade. O sistema foi desenvolvido para o concurso de um fabricante de cimento que reuniu projetos de habitação sustentável. A dupla de Londrina não venceu o concurso, mas percebeu que o produto tinha características inovadoras e que merecia ser patenteado.

O sistema substitui o tradicional tijolo e cimento por um kit composto por pilar, viga, madeira de reflorestamento e placas em concreto celular, mais leve. É possível construir uma unidade de cerca de 100 metros em apenas duas semanas. Cada casa pode ser desmontada, sem qualquer comprometimento dos materiais.

De acordo com a professora do Departamento de Construção Civil da UEL Berenice Carbonari, a escolha dos materiais garante sustentabilidade à casa e o modo como a habitação é erguida garante rapidez.

As placas são colocadas em camadas duplas, formando paredes. Todo o acabamento hidráulico, elétrico e rede lógica ficam embutidos no interior das placas. No processo encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, os inventores definem o sistema como uma simplificação de todos os processos e métodos para a execução do produto final. Os autores recomendam que a habitação seja construída sob uma laje maciça, com fundação rasa que se assemelha a uma placa, abrangendo toda a área da construção.

O sistema permite alterações e ampliações. Para que o produto seja produzido em larga escala, os sistema precisa de um parceiro. Em 2009, quando o Sistema Construtivo Leve de Alto Desempenho para Vedação Vertical foi criado, o Brasil acumulava um déficit de 7 milhões e 700 mil unidades habitacionais. Atualmente, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, o déficit habitacional do país chega a 6 milhões e 350 mil unidades.

Reportagem: Lenise Klenk

(Foto: divulgação/UEL)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Assembleia Legislativa do Paraná completa 170 anos em 2024

Assembleia Legislativa do Paraná completa 170 anos em 2024

A casa de leis surge meses depois da criação da província do Paraná

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba