Somente cinco engenheiros são responsáveis por planejar a sincronia dos semáforos em Curitiba

Foto: Orlando Kissner/SMCS
Foto: Orlando Kissner/SMCS

Todos os dias, na BandNews FM, nós recebemos centenas de mensagens sobre o trânsito pela cidade e grande parte delas é reclamando dos semáforos. Principalmente nos horários de pico, não são poucos os ouvintes que declaram que não há sincronia entre os sinais ou que o tempo de abertura deles causa filas ainda maiores. Apesar da sensação de que não existe ordem, os engenheiros responsáveis pelo planejamento do trânsito se defendem e afirmam: existe sincronia sim! Segundo o gerente de Planejamento e Operação da Urbs, Pedro Darci da Silva Jr., os semáforos não resolvem o problema do trânsito porque essa não é a função deles. Estes equipamentos acabam dividindo o tempo das vias, para dar chance a todos os motoristas e pedestres.

Os engenheiros garantem que não há como sincronizar todas as vias. Quando se dá preferência para uma rua principal, as transversais a ela acabam ficando mais lentas. Curitiba tem mais de mil e cem semáforos em funcionamento e apenas 5 engenheiros responsáveis por planejar a sincronia. No total, a equipe do Centro de Controle Operacional da Urbs conta com 22 funcionários. Para decidir as vias que operam com a “onda verde”, onde o motorista consegue completar o trecho sem nenhum sinal fechado, a Urbs estabelece algumas prioridades. A principal é em relação aos ônibus que trafegam por via exclusiva.

Ou seja, apesar de a Visconde de Guarapuava ser uma via prioritária, quando ela cruza com a Travessa da Lapa, por onde passam os ônibus biarticulados, os ônibus têm preferência e, por isso, os motoristas, muitas vezes, acabam parando. O engenheiro afirma ainda que houve um período em que a Visconde esteve com problemas de sincronização, mas que, em dezembro, o problema foi resolvido.

Outra via que é alvo de muita reclamação dos motoristas é a Linha Verde. Neste caso, Pedro Darci afirma que os semáforos dão preferência ao transporte coletivo.

Além disso, nos horários de pico, a Linha Verde tem um fluxo de 5 mil carros por hora, o que impede que o trânsito flua com mais tranquilidade. Ainda segundo a Urbs, a onda verde para a maioria dos semáforos é programada para o tráfego em 40 quilômetros por hora. Ou seja, quem trafega em velocidade superior, acaba tendo que parar e esperar o próximo sinal abrir. O tempo de abertura dos sinaleiros varia de acordo com a hora do dia, mas o Centro de Controle Operacional pode modificar o funcionamento de 726 equipamentos em tempo real, de acordo com as necessidades da via. O monitoramento é feito através de 86 câmeras.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem