Sputnik V tem eficácia de 95% contra covid-19, diz governo russo

 Sputnik V tem eficácia de 95% contra covid-19, diz governo russo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo russo anunciou hoje (24) novos resultados preliminares da Sputnik V, indicando que a candidata a vacina contra covid-19 tem uma eficácia de até 95% após a aplicação da segunda dose. O cálculo é baseado na análise de mais de 18 mil voluntários. Na semana passada, considerando apenas a aplicação da primeira dose da vacina, a eficácia ficou em torno de 91%. Os dados ainda não foram revisados por nenhuma revista científica. A Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou, que mantém uma parceira no Brasil com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A vacina russa contra a covid-19 é aplicada em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas. Os resultados divulgados até o momento contemplam 18.794 voluntários que receberam a vacina ou o placebo. Entre os mais de 14 mil participantes que receberam a vacina, oito contraíram a covid-19. O placebo foi aplicado em 4.699 voluntários, dos quais 31 testaram positivo para a doença.

O comunicado ainda informa que não houve registro de eventos inesperados, como reações graves. Os principais efeitos colaterais relatados são: dor no local da aplicação, fadiga, febre, dor de cabeça e outros sintomas leves. Na fase final de testes, a Sputnik V realiza ensaios clínicos na Rússia, Belarus, Emirados Árabes, Índia e Venezuela.

Segundo a Anvisa, ainda não foram protocolados pedidos de ensaios clínicos da vacina russa no Brasil.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos