Taxa de transmissibilidade da covid-19 no Paraná desacelera nas últimas semanas

 Taxa de transmissibilidade da covid-19 no Paraná desacelera nas últimas semanas

Foto: divulgação/Tecpar

A taxa de transmissibilidade da covid-19 no Paraná está desacelerando, nas últimas semanas. Um estudo do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná monitora as taxas de transmissibilidade de todos os Estados do Brasil. Os números indicam como está a disseminação do vírus. A taxa abaixo de 1 significa uma desaceleração da doença. Já acima de 1 representa a manutenção do vírus. Segundo a pesquisa, somente as regiões centro-oeste e sudeste estão com taxas acima de 1.

O professor de estatística da UFPR, Wagner Hugo Bonat, destaca que o Paraná registrou o valor de 0.89 indicando uma forte desaceleração do coronavírus.

Mesmo com a taxa de transmissibilidade diminuindo no Paraná, a patologista do Laboratório Frischamann, Natasha Slhessarenko, evidencia alguns cuidados que os pacientes precisam ter se estiverem contaminados com a covid-19. Ela explica que o vírus fica ativo no paciente dois dias antes de manifestar os sintomas e até 14 dias depois. Já os assintomáticos, não há como saber por quanto tempo o vírus permanece no indivíduo, por conta de não ter os sintomas.

A especialista afirma que os pacientes assintomáticos transmitem menos o coronavírus.

A médica recomenda não realizar outro teste para saber se está curado. De acordo com a especialista, tem chances de o paciente realizar o teste do PCR, quando não tiver mais sintomas, e o exame dar positivo. Porém, isso não significa que o vírus seja infectante. Esse tipo de teste amplia uma parte do coronavírus, não necessitando do vírus inteiro, para dar o resultado positivo.

Dessa forma, o paciente após os 14 dias de quarentena pode ter restos virais no corpo, não sendo infectante esses resquícios do vírus. 

As pessoas com carga viral maior, em quadros graves, demoram para eliminar o vírus e também tardam para produzir anticorpos. O paciente só pode sair do isolamento total após 14 dias do início dos sintomas e 3 dias sem sintomas.

A pesquisa de monitoramento diário da pandemia do coronavírus está disponível no site da Universidade Federal do Paraná através do link: http://leg.ufpr.br/~wagner/covid/)

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos