Tecnologia do Tecpar assegura qualidade do álcool antisséptico

 Tecnologia do Tecpar assegura qualidade do álcool antisséptico

Foto: divulgação/Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar, desenvolveu uma nova solução tecnológica para assegurar a qualidade do álcool antisséptico, utilizado na prevenção ao coronavírus. Agora é possível solicitar ensaios para o controle de qualidade das matérias-primas utilizadas na produção de álcool 80% glicerinado, álcool em gel 70% e também de produtos finalizados. A análise complementa outros serviços realizados pelo instituto, como a verificação do teor alcoólico – que confirma se o produto tem o percentual de álcool recomendado para ser antisséptico – e a análise de qualidade de frascos e tampas utilizados para envase.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, desde o início da pandemia, a equipe técnica tem se dedicado ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para atender as demandas que surgiram com o novo cenário sanitário, econômico e social.

Para que o álcool 70%, originalmente encontrado na forma líquida, seja transformado em produto final na forma de gel, é preciso o uso de matérias-primas adequadas que o tornem “mais espesso”. A principal matéria-prima analisada no álcool em gel 70% é o carbopol, denominação química do espessante que agrega viscosidade a produtos em forma gel e outras soluções. De acordo com estudos dos pesquisadores do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, existem no mínimo dez diferentes tipos do produto no mercado. Mas, nem todos atendem à legislação para produção de álcool em gel.

O gerente da unidade, Marco Netzel, destaca que alguns destes tipos de carbopol não são eficazes para chegar ao produto final.

O Tecpar tem atuado na prevenção e combate ao coronavírus e por isso ampliou a variedade de ensaios laboratoriais , além de oferecer controle de qualidade de álcool antisséptico para revendedores e de máscaras de proteção descartáveis destinadas ao uso da população. O objetivo é garantir que estes produtos atendam às normativas de saúde e segurança da Anvisa. 

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos