Tecpar avança em parceria com Pfizer e Orygen para produção de medicamentos ao SUS

 Tecpar avança em parceria com Pfizer e Orygen para produção de medicamentos ao SUS

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Um termo de cooperação para detalhar o andamento do projeto para produção de medicamentos ao SUS foi assinado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pelas empresas Pfizer e Orygen. A parceria avançou nesta sexta-feira (18), depois de uma reunião no Palácio Iguaçu. As empresas, que possuem um projeto de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), programa do Ministério da Saúde, assinaram também. A PDP é uma união que prevê transferência de tecnologia de laboratórios privados para um laboratório público, com o objetivo de fabricar determinado medicamento em território nacional.

O governador Ratinho Junior destacou que a efetivação desses projetos vai incorporar ao SUS medicamentos e fortalecerá a cadeia produtiva da área da saúde no Paraná.

O Ministério da Saúde coordena o processo para apoiar a produção nacional de produtos considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado destacou a importância desta parceria.

A expectativa é que a chancela do Ministério da Saúde seja dada ainda neste ano, com a fabricação dos medicamentos começando no primeiro trimestre de 2022. A execução do projeto ainda depende de avaliação e aprovação do Ministério da Saúde.

Atualmente, a Coordenação-Geral do Complexo Industrial da Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde realiza a instrução de processo de vários projetos de PDP, dentre eles os das parcerias entre Tecpar, Pfizer e Orygen.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos