ParanáGeral

Tecpar certifica o primeiro projeto de redução de carbono

O instituto Nercarbom foi a primeira empresa a receber a certificação

 Tecpar certifica o primeiro projeto de redução de carbono

Foto: Hedeson Alves/ Tecpar

O primeiro certificado de validação e verificação de projetos de redução de carbono do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi entregue ao Instituto Neocarbon, de Joinville (SC). A entrega foi realizada por representantes do Tecpar nesta quinta-feira (21) na sede da empresa.

O programa atende alguns clientes que aderiram a uma maneira própria de quantificar a emissão e o estoque de carbono, além de avaliar as metodologias utilizadas por empresas e consultorias especializadas. O Instituto Neocarbon é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com o registro de projetos de carbono e de pagamento por serviço ambiental.

Veja mais:

A empresa possui uma plataforma digital para realizar os procedimentos de registro dos projetos de carbono, sendo a primeira do Brasil a realizar esse tipo de serviço. A metodologia desenvolvida pela entidade segue os protocolos internacionais para a geração de crédito de carbono, com base no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

Para a presidente do instituto, Patrícia de Luca Lima Greff, a certificação do Tecpar agrega ainda mais credibilidade aos projetos da empresa.

Durante o processo, as auditoras do Tecpar foram até uma propriedade da empresa no Mato Grosso para verificar o espaço, avaliar os projetos desenvolvidos e realizar a medição do inventário florestal. O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, explica que o programa de certificação tem o objetivo de atestar se os procedimentos foram aplicados corretamente, além de avaliar os projetos de emissão, redução e remoção de carbono.

O processo de certificação do Tecpar é feito em três etapas: análise documental, visita técnica e recálculo. Caso haja alguma irregularidade, o cliente recebe um relatório com os apontamentos e tem o prazo de 30 dias para ajustar as preocupações dos auditores.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Jessica de Holanda

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

O efeito é a união de um fenômeno natural e uma ação antropológica

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Caso foi registrado dentro da universidade. Mulher foi ameaçada com canivete e estrangulada

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

A intervenção acontece entre os dias 7, 8 e 9 de maio