Tecpar é o único laboratório do Paraná que faz análise de titânio usado em próteses ortopédicas e odontológicas

 Tecpar é o único laboratório do Paraná que faz análise de titânio usado em próteses ortopédicas e odontológicas

Foto: Marcelo Andrade/Tecpar

Foto: Marcelo Andrade/Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o único laboratório a fazer a análise de ligas de titânio, matéria-prima importada usada em implantes ortopédicos e odontológicos. O equipamento que faz esse tipo de análise foi adquirido recentemente junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

As empresas que adquirem o titânio procuram o Tecpar para fazer a avaliação das amostras e também para verificar se estão de acordo com as normas estabelecidas por um órgão americano equivalente à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para o  diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o aperfeiçoamento do laboratório busca contribuir cada vez mais com a tecnologia e a indústria da saúde.

Um dos clientes na avaliação de ligas de titânio é o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (Ibeg), unidade operacional da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC) voltada para o desenvolvimento e fabricação de próteses, cateteres centrais e materiais de uso hospitalar.

O coordenador do instituto, Emerson Czachorowski,  destaca  que esse tipo de análise está de acordo com os mais rígidos padrões de qualidade do IBEG.

Utilizado em diversas áreas da indústria, o titânio é altamente valorizado por ser leve, resistente, ter boa flexibilidade e resistência à corrosão e apresenta excelente compatibilidade com o organismo,  o que o torna apropriado para aplicações em implantes no corpo humano. Em virtude das propriedades que apresenta, o titânio passou a ser usado na produção de ligas que são posteriormente transformadas em próteses ortopédicas e odontológicas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem