Temporais afetaram mais de 33 mil pessoas no Paraná; Três seguem desaparecidas

 Temporais afetaram mais de 33 mil pessoas no Paraná; Três seguem desaparecidas

Foto: Defesa Civil do Paraná

Foto: Defesa Civil do Paraná

Quatro dias após os temporais que deixaram dois mortos, 27 feridos e três desaparecidos no Paraná, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, chegou ao estado nesta terça-feira (26) para visitar os municípios mais afetados. A comitiva federal inicia a agenda em Japurá, na região noroeste, onde equipes das forças de segurança ainda procuram por três pessoas. Na sequência, o grupo ainda deve passar por Rondon e Foz do Iguaçu, na região oeste. Segundo o balanço atualizado da Defesa Civil, as chuvas do final de semana afetaram 33 mil pessoas em 64 municípios.

Quase 9 mil casas foram danificadas, das quais 30 foram completamente destruídas. 319 pessoas ainda estão desabrigadas. Três pessoas seguem desaparecidas em Japurá, na região noroeste do Paraná. Um homem de 43 anos morreu eletrocutado em Foz do Iguaçu, após pisar em um fio solto da rede elétrica. Em Londrina, um adolescente de 13 anos morreu após ser atingido por galhos.

O coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, pediu apoio do governo federal para minimizar os estragos:

Em relação ao fornecimento de energia elétrica, a Copel informou que 2 mil eletricistas seguem mobilizados para atender mais de 7,6 mil emergências relatadas desde sábado (23). Nesta terça-feira (26), 35 mil domicílios ainda estavam desligados da rede.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia, foram identificados 1.200 postes quebrados. A maior parte dos problemas se concentra na região noroeste (516 postes). No pior momento da chuva, mais de meio milhão de unidades consumidoras ficaram sem luz simultaneamente. De forma alternada, a queda do fornecimento de energia afetou um milhão e 200 mil domicílios.

Foto: Defesa Civil do Paraná

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.