ParanáServiços

Temporários: 20% das empresas devem contratar neste fim de ano

A perspectiva é que 54,9% dos empresários contratem entre duas e cinco pessoas

 Temporários: 20% das empresas devem contratar neste fim de ano

Foto: Gilson Abreu/AEN

20,2% das empresas paranaenses pretendem contratar funcionários temporários neste fim de ano. É o que mostra um levantamento da Fecomércio e Sebrae Paraná que traz ainda outras informações importantes sobre o cenário previsto para o mercado de trabalho no estado. A perspectiva é que 54,9% dos empresários contratem entre duas e cinco pessoas. Já 31% dizem que vão abrir somente uma vaga para o período. As empresas que pretendem contratar entre seis e dez funcionários são minoria, correspondem a 5,6% do total e apenas 7% devem contratar mais de dez temporários.

Os números em relação a 2021 apresentam queda de 13,7% no percentual de contratações. Mas de acordo com o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio Paraná, Rodrigo Schmidt, os dois anos de pandemia não podem ser comparados com 2022, porque foram períodos de maior instabilidade no mercado de trabalho, com grandes oscilações entre dispensas e contratações. Segundo ele, pode-se afirmar, portanto, que 2022 é o ano que tem o maior percentual de contratação de temporários desde 2015.

De acordo com o levantamento o setor que mais deve contratar é o comércio de bens, com 27,9% do total de vagas previstas. Em seguida vem turismo com 17,6% e o setor de serviços, na terceira colocação com 12,3% das vagas. Entre as principais ocupações estão vendedor (31%), atendente (26,8%), auxiliar geral (14,1%), profissional especializado (14,1%) e serviços gerais (9,9%). E uma boa notícia para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho é que 87% das empresas dizem que há grandes chances de efetivação.

O maior número de vagas, 40% do total, vai ser ofertado por empresas de médio e grande porte. As microempresas correspondem a 21,8% e as empresas de pequeno porte somam 11,3% das vagas temporárias que serão abertas neste fim de ano.

Reportagem por Vanessa Fontanella

Avatar

mariane.abreu

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Paraná tem a 6ª menor taxa de analfabetismo do Brasil

Entre 2010 e 2022, a taxa de analfabetismo no estado caiu de 6,3% para 4,3%

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo