Teste de passaporte eletrônico para o comércio têm início em Curitiba

 Teste de passaporte eletrônico para o comércio têm início em Curitiba

Para controlar a transmissão do coronavírus, estabelecimentos de Curitiba poderão ingressar no programa Check-in Seguro.

Uma ferramenta para monitorar a circulação e o contato de pessoas, com infectados pela Covid-19 em estabelecimentos comerciais, teve os testes iniciados pela Prefeitura de Curitiba, nesta segunda-feira (30). A plataforma eletrônica cruza os dados da Secretaria Municipal da Saúde, com informações captadas na entrada dos comércios.

Ao chegar no estabelecimento, o consumidor registra o acesso apontando a câmera do celular para um ‘QR code’, fixado na entrada. Após o ‘check-in’ e com o cruzamento das informações, o frequentador será avisado por SMS, caso tenha estado no mesmo dia e horário, em contato com um infectado pelo coronavírus.

A assessora técnica de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Curitiba, Carla Flores, detalha todo o processo de monitoramento da plataforma.

O cruzamento de dados vai identificar a pessoa que teve contato com um infectado pela doença no comércio; e o próprio contaminado pela Covid-19, caso ele não esteja cumprindo com o isolamento social.

O monitoramento das pessoas no comércio vai considerar o intervalo de 10 dias, que é o período em que a pessoa infectada tem o potencial de transmitir a doença a uma terceira pessoa.

Ao receber a mensagem, não será possível identificar qual era a pessoa infectada com a doença e nem mesmo o estabelecimento em que a pessoa teve o contato com o infectado. A superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, diz que a plataforma foi construída de modo a preservar o sigilo das informações dos pacientes.

Os testes da ferramenta devem ser concluídos nos próximos 15 dias. Após esse período, a adesão será aberta a restaurantes, academias, canchas para a prática de atividades esportivas e casas de festas e eventos infantis. O uso da plataforma será facultativo aos estabelecimentos, mas no futuro, a prefeitura considera adotar, para quem aderiu ao programa, medidas restritivas mais flexíveis de enfrentamento à doença, conforme o caso.

A empresa que aderir ao ‘Check-In Seguro’, vai receber, ainda, um selo de divulgação de optante do programa – que poderá ser divulgado pelo comerciante como um diferencial. A partir do selo, os consumidores poderão classificar o nível de segurança dos estabelecimentos que frequentam, segundo a prefeitura.

A adesão ao programa será realizada na internet, no portal ‘Check-In Seguro’ da Prefeitura de Curitiba. O único requisito exigido do comerciante é que ele esteja com o alvará em dia. Não serão cobradas tarifas ou taxas adicionais, para o uso da plataforma.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos