ParanáServiços

Teste de paternidade promovido pela Defensoria Pública inicia nesta semana

Ação começa em feira de Londrina e vai até sexta-feira (7)

 Teste de paternidade promovido pela Defensoria Pública inicia nesta semana

Foto: DPE-PR

Testes de paternidade e maternidade começam a fazer parte de uma das ações gratuitas do estado nesta semana. O novo serviço começa a ser ofertado na próxima edição da feira Paraná em Ação em Londrina, nos dias 5, 6 e 7 (quarta a sexta-feira).

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-PR). Para realizar o exame, os interessados devem comparecer à feira com alguns documentos, como RG, CPF e comprovante de residência.

Veja mais:

Após a coleta, devem aguardar até 20 dias para o resultado do teste por um laboratório licitado pela Defensoria. Com o resultado, os interessados poderão solicitar, por exemplo, alteração do sobrenome nos documentos, divisão de guarda ou estabelecer pensões voluntárias.

Para solicitar o serviço além da feira, a pessoa também pode optar por comparecer pessoalmente a uma sede da Defensoria Pública e informar que deseja fazer o reconhecimento voluntário. Outra possibilidade é acessar o Portal Luna, que realiza atendimento online, e preencher o cadastro disponível.

O defensor público Matheus Munhoz, coordenador da Assessoria de Projetos Especiais do órgão, destaca a necessidade da parentalidade responsável para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Serão oferecidos dois exames: um é chamado de DUO, no qual é feita a análise do material genético da criança e do pai ou mãe que quer fazer o reconhecimento. O outro é chamado de TRIO. Neste caso é feita uma análise do material genético da criança ou adolescente, do pai ou mãe já registrados na certidão de nascimento e do suposto pai ou mãe que deseja fazer o reconhecimento.

Informações: Jessica de Holanda, com supervisão de Ricardo Pereira

Avatar

Jessica de Holanda

Dalledone é condenado em processo que investiga desvios de indenizações

Dalledone é condenado em processo que investiga desvios de indenizações

Em coletiva de imprensa o advogado criminalista disse que é inocente e que vai recorrer

Homem morre em acidente de carro com carreta em Tibagi

Homem morre em acidente de carro com carreta em Tibagi

O carro invadiu a pista contrária e causou a colisão frontal, de acordo com a

Desembargador acusado de misoginia pode perder cargo

Desembargador acusado de misoginia pode perder cargo

Luis Espindola afirmou durante sessão no TJ que “as mulheres estão loucas atrás dos homens”