ParanáServiços

Teste de paternidade promovido pela Defensoria Pública inicia nesta semana

Ação começa em feira de Londrina e vai até sexta-feira (7)

 Teste de paternidade promovido pela Defensoria Pública inicia nesta semana

Foto: DPE-PR

Testes de paternidade e maternidade começam a fazer parte de uma das ações gratuitas do estado nesta semana. O novo serviço começa a ser ofertado na próxima edição da feira Paraná em Ação em Londrina, nos dias 5, 6 e 7 (quarta a sexta-feira).

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-PR). Para realizar o exame, os interessados devem comparecer à feira com alguns documentos, como RG, CPF e comprovante de residência.

Veja mais:

Após a coleta, devem aguardar até 20 dias para o resultado do teste por um laboratório licitado pela Defensoria. Com o resultado, os interessados poderão solicitar, por exemplo, alteração do sobrenome nos documentos, divisão de guarda ou estabelecer pensões voluntárias.

Para solicitar o serviço além da feira, a pessoa também pode optar por comparecer pessoalmente a uma sede da Defensoria Pública e informar que deseja fazer o reconhecimento voluntário. Outra possibilidade é acessar o Portal Luna, que realiza atendimento online, e preencher o cadastro disponível.

O defensor público Matheus Munhoz, coordenador da Assessoria de Projetos Especiais do órgão, destaca a necessidade da parentalidade responsável para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Serão oferecidos dois exames: um é chamado de DUO, no qual é feita a análise do material genético da criança e do pai ou mãe que quer fazer o reconhecimento. O outro é chamado de TRIO. Neste caso é feita uma análise do material genético da criança ou adolescente, do pai ou mãe já registrados na certidão de nascimento e do suposto pai ou mãe que deseja fazer o reconhecimento.

Informações: Jessica de Holanda, com supervisão de Ricardo Pereira

Avatar

Jessica de Holanda

Paraná registra quase 10 mil internações por pneumonia ou gripe

Paraná registra quase 10 mil internações por pneumonia ou gripe

Os dados, referentes a janeiro e abril de 2024, apontam para 1.521 mortes

Integrante de roubo de carro-forte em aeroporto é preso

Integrante de roubo de carro-forte em aeroporto é preso

Homem é suspeito de participação no ataque em Caxias do Sul e outros assaltos

Revitalização da orla de Matinhos atinge 94% em junho

Revitalização da orla de Matinhos atinge 94% em junho

Avanço mais significativo foi no sistema de microdrenagem, que progrediu 15%