Testemunhas de acusação do segundo processo contra Lula foram ouvidas na manhã de hoje (9)

 Testemunhas de acusação do segundo processo contra Lula foram ouvidas na manhã de hoje (9)

Quatro testemunhas de acusação do segundo processo contra o ex-presidente Lula em Curitiba são ouvidas nesta terça-feira, 09, pela Justiça. Três depoimentos aconteceram pela manhã, em São Paulo, por videoconferência.

Entres os que prestaram depoimento estava o pecuarista José Carlos Bumlai. Também falou ao juiz Sérgio Moro o empresário Mateus Cláudio Gravina Baldassari – dono de um terreno comprado pela Odebrecht. Durante a tarde, presta depoimento a antiga proprietária do apartamento vizinho ao do ex-presidente em São Bernardo do Campo.

Estes são dois dos principais focos de investigação da ação penal. No processo em questão, Lula é acusado de gerenciar “uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos”.

É investigada a compra de um terreno, pela Odebrecht, que seria destinado à construção de uma nova sede para o Instituto Lula. O terreno custou doze milhões e quatrocentos mil reais. Também é investigada a compra de um apartamento vizinho ao local onde o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo (SP), por 504 mil reais.

Neste contexto, a propina distribuída pela Odebrecht chega a R$ 73 milhões. O dinheiro ilícito beneficiou partidos e políticos – principalmente do PMDB, PP e PT.

Depois das quatro testemunhas de hoje, as audiências deste processo são retomadas apenas daqui a duas semanas, no dia 22 de maio. Nesta data são ouvidos três delatores – os empresários Augusto Mendonça de Ribeiro Neto e Dalton dos Santos Avancini, e do senador cassado Delcídio do Amaral.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem