TJ marca para 22 de setembro prova de concurso para técnico judiciário

 TJ marca para 22 de setembro prova de concurso para técnico judiciário

(Foto: divulgação/TJPR)

Com dois anos de atraso, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) marcou para o dia 22 de setembro a prova do concurso público para técnico judiciário de 1º grau. A seleção foi lançada em janeiro de 2017 e tem quase 150 mil inscritos. A confirmação da data foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo tribunal. De acordo com o edital, há 114 vagas em aberto, com remuneração inicial de R$ 5.516,51.

Segundo o TJ-PR, as informações sobre ensalamento serão divulgadas nos próximos dias. O concurso contará com apenas uma etapa, constituída de uma Prova de Conhecimentos, objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. A prova terá duração total de 5 horas, sendo composta por 60 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada.

As disciplinas cobradas são: língua portuguesa, matemática, noções de direito e legislação, informática e atualidades. A questão discursiva integra o conteúdo programático da disciplina de Língua Portuguesa e tem valor de 40 pontos. Logo depois do anúncio sobre a abertura do concurso, em janeiro de 2017, o processo do TJ teve diversas idas e vindas.

A data para a realização da avaliação havia sido marcada para novembro daquele ano, com a oferta de 100 vagas para ensino médio.  Em setembro de 2017, o órgão publicou uma nota informando que havia iniciado os procedimentos administrativos referentes à contratação da banca organizadora e confirmando que as provas do concurso teriam de ser aplicadas somente no ano seguinte.

Em abril de 2018, o Tribunal de Justiça divulgou uma retificação no edital, em que abriu mais 14 vagas e reabriu as inscrições. Na mesma época, o tribunal permitiu que candidatos já inscritos solicitassem o reembolso do valor da inscrição se desistissem da candidatura. Cerca de 7 mil pessoas desistiram da prova. No dia 8 de fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça do Paraná divulgou nota de esclarecimento informando a suspensão temporária do concurso para Técnico Judiciário. Na época, o TJ-PR informou que a seleção estaria suspensa até que fossem feitos cálculos para estimar o impacto financeiro de mudanças no tribunal.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem