Transporte coletivo em Curitiba opera com quase 70% da frota em média, apesar de bandeira amarela

 Transporte coletivo em Curitiba opera com quase 70% da frota em média, apesar de bandeira amarela

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Apesar do fim de grande parte das restrições ao comércio e serviço – com o novo decreto que estabeleceu a bandeira amarela de alerta da pandemia em Curitiba – o transporte coletivo na cidade permanece operando com quase 70% da frota, com exceção de linhas de maior movimento que estão com todos os veículos disponíveis nas ruas.

O novo decreto, publicado ontem (17) pela prefeitura, prevê que os veículos devam circular com 50% da capacidade e ter a frota adequada conforme a demanda.

De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), se houver aumento de passageiros, a frota será aumentada. Por enquanto 80% da frota está adequada à demanda diária de cerca de 300 mil passageiros. Ainda segundo a Urbs, há ônibus reserva para fazer frente a um eventual aumento repentino. Entre as linhas que operam normalmente em determinados momentos está a do Inter 2 que funciona com 100% da frota nos dias úteis, a linha Rui Barbosa/Pinheirinho que opera com 100% nos horários de maior fluxo, como pela manhã e as linhas alimentadoras da região Sul da cidade que trabalham com 100% no horário de pico.

Além disso, nas últimas semanas 15 linhas que atendem moradores do Boqueirão, Sitio Cercado, Pinheirinho, Tatuquara, Capão Raso e CIC voltaram a operar com 100% da frota. As linhas expressas Pinheirinho/Rui Barbosa, Santa Cândida/Capão Raso e Circular Sul operam com 90% da capacidade nos horários de maior movimento. Conforme a Urbs, a linha Boqueirão/Centro Cívico está com a frota reforçada nos picos da manhã e da noite.

Para evitar aglomerações todos os terminais têm marcações para que os passageiros mantenham uma distância de, no mínimo, 1,5 metro entre si. Além disso, dentro dos locais é obrigatório o uso de máscaras e as janelas dos veículos devem ficar abertas. No site urbs.curitiba.pr.gov.br é possível acessar a situação específica de cada linha operada pelo transporte coletivo em Curitiba.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos