Tratamento precoce do câncer infantil tem 80% de chance de cura

 Tratamento precoce do câncer infantil tem 80% de chance de cura

(Foto: Marketing Online/Unsplash)

O câncer é a principal causa de morte entre o público infantil, entre 0 e 19 anos no Brasil. Apesar da gravidade da doença, as chances de cura são de até 80% nos pacientes que descobrem a enfermidade precocemente. Nesta segunda-feira é Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, e por conta disso o Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional neste tipo de atendimento, reforça a importância do diagnóstico precoce, especialmente durante a pandemia de coronavírus.

Segundo a chefe do setor de oncologia do hospital, Flora Watanabe, alguns sintomas, como caroços no pescoço, por exemplo, devem despertar sinais de alerta.

O tumor cerebral também é muito comum nesta fase da vida.

De acordo com um levantamento recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia estima que entre 50 e 90 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer nos primeiros meses deste ano. Com 101 anos de atividades, o Pequeno Príncipe é um dos principais centros de tratamento oncopediátrico do país e o mais antigo e conceituado do Paraná.

Altamente especializado no tratamento de doenças hemato-oncológicas, o Hospital foi responsável, em 2019, por 1.093 internações e 7.775 atendimentos ambulatoriais, sendo que 80% dos pacientes são atendidos pelo SUS.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem