PolíticaEleições 2018

TRE desmente boato que urnas estariam programadas no horário de verão

 TRE desmente boato que urnas estariam programadas no horário de verão

Foto: divulgação/TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná publicou nesta terça-feira (23) mais uma nota para rebater um boato. Segundo o TRE, é mentirosa a mensagem que circula pelas mídias sociais afirmando que as urnas estariam preparadas para funcionar de acordo com o horário de verão e que, por isso, os votos registrados a partir das 16h não seriam computados.

A nota do Tribunal informa que se trata de fake news e que as urnas no Paraná estão programadas para funcionar no horário oficial de Brasília. Quando os eleitores forem votar no próximo domingo, dia 28 de outubro, a hora certa do relógio coincidirá com o horário mostrado pelas urnas.

O TRE esclarece que a urna não pode ser encerrada antes das 17h, mas ela pode seguir funcionando após as 17h até que acabe a fila dos eleitores que chegaram à seção eleitoral dentro do horário limite da votação. Nesse caso, todos os votos registrados após as 17h são computados. De acordo com o tribunal, o boato não possui nenhuma relação com a realidade e todos os votos registrados, do início ao final da votação, serão computados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro sobre informações falsas que vêm sendo divulgadas especialmente pelas redes sociais.

No espaço, é possível encontrar informações que desmentem boatos e desconstroem mensagens usadas para confundir os eleitores brasileiros. A página também apresenta links para agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e pedindo aos eleitores o compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais. O TSE também tem encaminhado a instituições como Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal todos os relatos de irregularidades que recebe. A finalidade é garantir a investigação de eventuais atos ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem