Treze municípios do Paraná não têm doses da Coronavac para realizar a segunda aplicação

 Treze municípios do Paraná não têm doses da Coronavac para realizar a segunda aplicação

Foto: divulgação/Aen

normal_20210224_AGB_Vacina_20
Foto: divulgação/AEN

Treze municípios do Paraná não têm doses da Coronavac para realizar a segunda aplicação. A vacina contra a Covid-19 que é envasada pelo Instituto Butantan, tem intervalo de 21 a 28 dias, entre a aplicação da primeira dose e o reforço. A falta atinge as pessoas que se vacinaram pela primeira vez no início de abril. Na Região Metropolitana de Curitiba, três municípios foram afetados: Piraquara, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. Antonina, no Litoral do estado, também não tem doses para a segunda aplicação.

No interior do Paraná, outras nove cidades estão na mesma situação, são elas: Boa Ventura de São Roque, Lindoeste, Tapira, Cidade Gaúcha, Santa Maria do Oeste, Rosário do Ivaí, Itaipulândia, Doutor Ulisses e Nova América da Colina.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o principal motivo pela falta de doses é o atraso no envio dos imunizantes, pelo Ministério da Saúde. Segundo a secretaria, o Paraná tem solicitado constantemente o envio de mais vacinas ao Governo Federal. A pasta aguarda a confirmação com relação às datas de envio.

O município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o primeiro no estado a suspender a aplicação da segunda dose da Coronavac, há uma semana. A Secretária Municipal de Saúde de Piraquara, Gláucia Buss Guimarães, diz que o município seguiu a orientação do Ministério da Saúde e não realizou a reserva de vacinas para a segunda aplicação.

O Paraná tem recebido, ao menos nas últimas 3 remessas ao estado, a maioria de doses da vacina Astrazeneca, produzida pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford. Como no início de abril, as pessoas, em sua maioria, foram imunizadas com doses da Coronavac, os municípios sequer conseguiram se preparar para separar reserva das doses disponíveis.

Não há qualquer previsão de quando o Paraná deve receber mais doses da Coronavac, para completar o ciclo de imunização das pessoas que receberam a primeira dose do imunizante envasado pelo Instituto Butantan.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde diz que tão logo o Paraná receba as doses, elas serão imediatamente enviadas aos municípios que comunicaram oficialmente a falta à pasta.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos