Tribunal de Justiça julgou apenas 45% dos casos de corrupção no Paraná

O Tribunal de Justiça do Paraná admite que errou na apuração da chamada “Meta 18” do Conselho Nacional de Justiça e só julgou 45% dos casos de corrupção no Paraná. O dado anterior, divulgado em agosto do ano passado, durante a gestão do presidente Clayton Camargo, era de que 99% dos casos já haviam sido concluídos.

As informações são do jornal Gazeta do Povo e foram divulgadas nesta sexta-feira (31). Em nota encaminhada à imprensa, a corte informa que o primeiro índice apresentado considerava apenas os processos que tramitavam em segundo grau. O tribunal também explica que o novo percentual é fruto de mudanças nos critérios do CNJ em setembro passado, mas não revela quais seriam essas alterações.

Pela regra, os tribunais do país deveriam julgar, até o fim de 2013, todos os processos por improbidade administrativa e crimes contra a administração pública cadastrados até 31 de dezembro de 2011. No entanto, um levantamento do CNJ divulgado no início deste mês apontou um índice de apenas 26% de cumprimento da meta aqui no estado. A nova taxa do TJ foi divulgada na quinta-feira (30), via balanço.

Segundo o relatório, 54% dos processos em primeiro grau julgados se refere a ações por improbidade administrativa. Já os crimes contra o poder público, como peculato e apropriação indevida de dinheiro público, representam 37%. O levantamento foi encaminhado ao CNJ na tarde desta quinta-feira, último dia do prazo para envio. A reportagem da BandNews tenta contato com o Tribunal de Justiça do Paraná desde o início da manhã, mas por enquanto nenhum representante foi localizado para gravar entrevista. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Assaltantes são presos durante Operação “Irmãos Metralha”

Assaltantes são presos durante Operação “Irmãos Metralha”

Criminosos são suspeitos de cometer assaltos à lojas e bancos em diferentes regiões do Paraná

Ambev vai ampliar produção em nova fábrica no Paraná

Ambev vai ampliar produção em nova fábrica no Paraná

Previsão da empresa é fabricar 1,5 mil garrafas por minuto, ultrapassando 14 milhões por mês

Sem Bento e Canobbio, Athletico segue preparação para próximo jogo

Sem Bento e Canobbio, Athletico segue preparação para próximo jogo

Convocados para disputa da Copa América, atletas desfalcam o Furacão por oito rodadas do Brasileirão