TSE homologa lista tríplice para vaga no TRE-PR
A escolha cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve fazer a nomeação nos próximos dias
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou o nome dos três juristas que vão concorrer a vaga de advogado efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
A lista tríplice traz os seguintes nomes: Aurichio Júnior, Graciane Lemos e Rodrigo Sade. A escolha será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve fazer a nomeação nos próximos dias.
O nomeado vai substituir o juiz titular Thiago Paiva dos Santos. Ele deixou a corte na semana passada. A falta do substituto implicou na suspensão da data do julgamento do senador Sérgio Moro (União Brasil), que estava marcado para o dia 8 de fevereiro.
De acordo com o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a mudança ocorreu para que dê tempo de finalizar todos os trâmites necessários para a realização do julgamento.
Com a nomeação será possível definir a nova data do julgamento que pode resultar na cassação do ex-ministro da Justiça. Moro é alvo de duas ações por abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Os processos, que correm de forma unificada na Justiça Eleitoral, analisam gastos com a pré-campanha do ex-juiz, que concorreu ao senado federal após desistir da disputa pela presidência da república.
Com base em notas apresentadas pelo União e pelo Podemos, antigo partido do senador, os gastos da campanha chegaram a R$ 2 milhões, valor considerado excessivo para a disputa ao senado. Em dezembro, ao acolher parcialmente as denúncias do PT e do PL, o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à cassação do mandato. O Ministério Público Eleitoral se manifestou favoravelmente à cassação.
Reportagem: Vanessa Fontanella