UEL e Unioeste protestam contra o governo e paralisam atividades nesta terça-feira

Foto: reprodução/Jornal de Beltrão
Foto: reprodução/Jornal de Beltrão

As aulas na UEL, Universidade Estadual de Londrina, e na Unioeste, Universidade Estadual do Oeste, estão suspensas nesta terça-feira (14). O motivo é a paralisação dos professores e funcionários técnico-administrativos das instituições. Eles protestam contra o governo do estado. De acordo com a categoria, o Executivo estaria descumprindo as promessas feitas a menos de um mês, durante a greve geral do funcionalismo estadual. O diretor da Assuel Sindicato, Arnaldo Mello, que representa os trabalhadores da UEL, explica que os alunos apoiam o movimento e participam nesta manhã de uma assembleia que deve definir um calendário de mobilizações.

Parte dos servidores da Uenp, Universidade Estadual do Norte, também estão de braços cruzados hoje. Para a categoria, a forma como a negociação está sendo conduzida entre as partes alimenta o clima de desconfiança, e pode servir de combustível para uma nova greve. Isso porque o Executivo insiste na reforma do Paranaprevidência, apesar das mudanças feitas à proposta original.

Outra categoria que deve paralisar as atividades em breve, e por dois dias, é a dos professores da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, na região central. A decisão foi tomada no fim da semana passada, mas as datas ainda não estão definidas. Um dos dias vai servir para informar a comunidade acadêmica sobre as reivindicações. O outro deve ser reservado para uma reunião dos professores na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. A ideia é que o encontro seja no mesmo dia da votação da proposta do governo para a previdência. Além disso, no dia 26 de abril, os professores da rede estadual se reúnem em Londrina para debater as atividades depois do fim da greve. De acordo com o APP-Sindicato, o objetivo é discutir as pendências na pauta de exigências dos trabalhadores. Entre os assuntos previstos estão as mudanças no projeto do Paranaprevidência e o reajuste salarial. Hoje à tarde o criador do formato atual do fundo previdenciário do estado, Renato Follador, participa da sessão plenária na Alep. Inicialmente contrário à mudança proposta pelo Executivo, ele deve esclarecer dúvidas e falar sobre os impactos da mudança na gestão dos recursos. O projeto, que agora transfere mais beneficiários para o Fundo Previdenciário, em vez de uni-lo ao Fundo Financeiro, deve tramitar normalmente nas comissões internas da Casa. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior informa que reconhece a preocupação da categoria. O órgão informa ainda que todos os pontos acordados durante a greve estão sendo cumpridos de acordo com o cronograma estabelecido. Além disso, a Secretaria ressalta que o projeto de Lei do Paranaprevidência ainda está em tramitação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente