UFPR comemora 107 anos nesta quarta-feira (11)

 UFPR comemora 107 anos nesta quarta-feira (11)

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: reprodução/Facebook)

O aniversário da universidade mais antiga do Brasil, a UFPR, será comemorado hoje (11) a partir das 19h, no Teatro da Reitoria, em Curitiba. A festa vai contar com bolo, apresentações culturais e homenagens. A Universidade Federal do Paraná completa 107 anos no próximo dia 19, mas a celebração foi adiantada para esta quarta-feira. No palco estarão a Téssera Companhia de Dança e o grupo musical Madrigal UFPR.

Além disso, os Correios vão lançar um selo especial batizado de “Mulheres Brasileiras que Fizeram História”, que homenageia Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, paranaense que ajudou muitos judeus a entrar no Brasil durante o governo Getúlio Vargas.

No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade do Paraná. Era uma época de progresso da economia paranaense, devido à abundante produção e ao próspero comércio da erva-mate. “O dia 19 de dezembro representou a emancipação política do Estado e deve também representar sua emancipação intelectual” – esta foi a frase dita por Victor Ferreira do Amaral no dia da inauguração da UFPR.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem