UFPR divulga edital do vestibular 2017/2018

A Universidade Federal do Paraná divulgou no site da instituição o edital do vestibular deste ano e também apresentou novidades para a versão do ano que vem. De acordo com o edital lançado ontem (terça, 1º), as inscrições da edição 2017/2018 do vestibular da UFPR vão ser abertas no próximo dia 16 de agosto até às 23 horas do dia 14 de setembro.

A primeira fase do vestibular está marcada para o dia 25 de outubro e a segunda fase será dia 26 de novembro.  A inscrição deverá ser feita pela Internet, no site oficial do Núcleo de Concursos, que é o “nc.ufpr.br”. O valor da inscrição é de R$ 120,00 para inscrições normais e de 119,00 para “treineiros”, isto é, para quem quer praticar, mas não vai concorrer a nenhuma vaga.

O pagamento pode ser feito em agências do Banco do Brasil, casas lotéricas e o simples agendamento do pagamento no banco não é suficiente para a consolidação da inscrição. Neste ano, a validação do termo de autodeclaração dos candidatos, quando se diz se é preto, pardo ou indígena, será feita durante o concurso, entre a 1ª e a 2ª fases. Nas outras edições, a autodeclaração era feito durante a inscrição.

A edição 2017/2018 também vai reservar metade das cotas para pessoas com deficiência e para concorrer, o candidato deverá ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública. Outra novidade apresentada pela UFPR, no mesmo dia, foi a inclusão de questões Sociologia e Filosofia nas provas da primeira fase do vestibular a partir do processo 2018/19.

A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe. A resolução aprovada prevê a inclusão de 10 questões, divididas entre as duas disciplinas. Com isso, a prova da primeira fase passará a ter 90 questões.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*