UFPR divulga obras de referência para o Vestibular 2025
As listas de Sociologia e Música não tiveram alterações
A Universidade Federal do Paraná divulgou a lista das obras de referência para o Vestibular 2025. São nove meses até a primeira fase da prova, marcada para 20 de outubro. O objetivo é que os alunos tenham tempo para ler e compreender o conteúdo.
Em Literatura Brasileira, três das oito obras foram substituídas. Os novos livros são “O drible”, de Sérgio Rodrigues, “O sol na cabeça”, de Geovani Martins, e “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar. Permanecem na lista: “A falência”, de Julia Lopes de Almeida, “Liras de Marília Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo, “O livro das semelhanças”, de Ana Martins Marques, e “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus.
Veja mais:
Já para Filosofia, a relação de obras é completamente nova. Ela servirá de base para as questões das duas fases. São elas: “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, “Leviatã”, de Thomas Hobbes, “Cultura e democracia”, de Marilena Chaui, “Reconhecimento sem ética?” de Nancy Fraser, e “Pense na lagosta. Uma incursão num mundo de exageros, mau gosto, prazeres e crueldade”, de David Wallace. As listas de Sociologia e Música não tiveram alterações.
Informação: Larissa Biscaia