CuritibaGeral

Uma noite no cemitério: encontro reúne desenhistas e roteiristas

Os trabalhos serão publicados em uma edição especial de revista HQ

 Uma noite no cemitério: encontro reúne desenhistas e roteiristas

Foto: Foto: Daniel Castellano/ SMCS

Uma imersão criativa no cemitério. Essa é a proposta do encontro que pretende reunir 40 desenhistas e roteiristas para passar a noite no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, nesta sexta-feira (28).

A experiência é organizada pela Gibiteca da Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a revista Calafrio. A visita começa com um passeio guiado pelo cemitério.

Veja mais:

Esse é o momento em que os participantes vão conhecer as histórias de personagens históricos e populares que estão enterrados no local. O túmulo mais antigo é de Delfina Antoneres Sampaio, enterrada em 1855. O sepultamento foi quase um ano depois da fundação do cemitério, em 1854.

No local são quase seis mil sepulturas e entre elas estão as de famílias de barões da erva-mate, como João Gualberto, Hauer e Miró. E um dos túmulos mais famosos é o de Maria Bueno, vítima de feminicídio em 1893, que alguns anos depois foi considerada milagreira.

Estas informações e muitas outras curiosidades serão contadas em um tour que deve durar aproximadamente duas horas. Depois os participantes serão levados para uma sala dentro do cemitério, para que possam desenvolver as histórias, que vão contar com toda a criatividade e habilidades artísticas deles. Os trabalhos serão publicados em uma edição especial de uma revista de HQ. O lançamento será em outubro, no Halloween.

Informações: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Asfalto da Linha Verde vai ser substituído em novo trecho

Asfalto da Linha Verde vai ser substituído em novo trecho

Intervenção segue entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Marechal Otávio Saldanha Mazza

Viagens para o Rio Grande do Sul são suspensas

Viagens para o Rio Grande do Sul são suspensas

Rodoviária orienta que passageiros entrem em contato com as empresas

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Ações de Maio Amarelo começam na segunda-feira (06)

Iniciativa busca educar população sobre canaletas exclusivas para ônibus